A Wikipédia diz:
Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
E eu digo: Já estou de saco cheio desse tal preconceito.
Nada que eu escreva aqui vai expressar de fato o que eu sinto em relação a esse assunto, nojo e pena no momento são as palavras que me vem a cabeça.
Nos últimos dias uma enxurrada de atitudes preconceituosas rodam nos meios de comunicação.
Uma das que me deixou mais horrorizada foi da estudante de Direito Mayara Petruso que escreveu a seguinte frase no Twitter após a vitória da Presidenta Dilma Rouseff: "Nordestino não é gente, faça um favor a São Paulo, mate um nordestino afogado!"
Meu Deus isso me deixou louca, revoltada!
E o tempo passou...
Chegamos a outro caso. Nos EUA o garoto Casey Heynes cansado de ser insultado por aqueles que deveriam ser seus amigos de escola, não aguentou e agrediu um deles. O caso ficou famoso no mundo todo e o garoto acabou sendo visto como um herói e um símbolo contra o bully (esse já sofri demais na minha época de escola, fui uma criança gorda.). Não vou mentir, achei bem feito pro outro guri que levou a porrada, me senti de certa forma vingada. Queria encontrar com as pessoas que me agrediam na infância hoje em dia, mas é passado.
E o tempo passou...
Ai veio o gota d'agua!!! HOMOFOBIA, esse eu não aguento. Não sou gay, sou casada e tenho uma filha, mas dois dos meus melhores amigos são gays e um deles já não está mais entre nós, meros mortais, já desencarnou e eu me senti na obrigação de defendê-los aqui no MEU blog.
Um tal Deputado Federal chamado Jair Bolsonaro (PP) pago pelo povo (gays, negros, brancos, gordos,magros, prostitutas, ricos e pobres...) pra defender o povo conhecido por dizer asneiras e absurdos como ser a favor da Ditadura Militar, agora vai no CQC (Band) e diz ser racista, homofobico e outras cositas mais.
O pior de tudo isso é que tem gente que o apoia e ainda continua votando num canalha desse.
Eu como cidadã nordestina, pernambucana, recifense e brasileira me sinto na envergonhada de ter pessoas assim no "poder". Envergonhada por existir em pleno século XXI seres capazes de agredir seus irmãos de alma.
Sou Nordestina com muito orgulho e de onde eu vim veio Lula, Lenine, Alceu, Chico Science, Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil, Gal Costa, Jorge Amado, José Wilker, Wagner Moura, Lázaro Ramos, Torquato Neto, Romero Britto, João Gilberto, Chico Anysio, Ariano Suassuna, João Falcão, Guel Arraes, Marco Nanini, Arlete Sales, enfim tantos outros. Alguns de nós são negros, alguns de nós são gordos, alguns de nós sofreram na ditadura militar, alguns de nós são gays, mas somos antes de tudo seres humanos e exigimos RESPEITO.
"Quando duas mãos se unem refletem no chão a sombra da mesma cor."
Diga NÃO ao PRECONCEITO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário