quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meio Ambiente?!?!

Gentem, a um tempão não escrevo nadica de nada no meu blog, bixinho já estava se sentindo abandonado. Tá não viu, mainha que estava sem tempo e sem assunto... Mas vejam que maravilha, voltei!!!


Voltei pra falar sobre um assunto de grande importância. Nosso Meio Ambiente, não falo só do uso racional dos recursos naturais, da poluição, da conservação e preservação da biodiversidade, da reciclagem de matérias primas, não, é tudo isso e mais um pouco. 


Vim aqui hoje pra falar sobre uma palavrinha grande, bonita e que poucas pessoas conhecem o significado, SUSTENTABILIDADE, ou se conhecem fingem que não ligam e ainda dizem: Todos nós iremos morrer um dia mesmo, deixa eu aproveitar. Aproveitar o que cara pálida? É porque nesse caso é aquela velha história, chutar cachorro morto é fácil, agora vem aqui em casa e chuta o meu "Pit bull" Elvis, pra ver ser ele vai deixar... Deixa não, bem!!!


Uma vez ouvir alguém dizendo que sustentabilidade é a capacidade de se sustentar e acreditem essa pessoa é  Técnica de Enfermagem, pasmem!!! Ela errou, de certa forma não, mas esqueceu de pelo menos completar a frase... de se sustentar sem deixar os outros sem sustento.


Os outros, somos nós, nossos filhos, netos, bisnetos, primos, amigos, afilhados... TODOS NÓS e nosso futuro, são os outros.


Segundo, ARGERICH (2004, p. 31), vem assim delineado:

Desenvolvimento Sustentável é definido como aquele que atende às necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade de as futuras gerações terem suas próprias necessidades - utilizar recursos naturais sem comprometer sua produção, tirar proveito da Natureza sem devastá-la e buscar melhorias da qualidade de vida à sociedade. 


E é exatamente isso, é aquela velha história, não faça com os outros o que você não gostaria que fosse feito a ti. 
Sabe gentem, estou estudando Gestão Ambiental e iniciei o curso com um pensamento bem comum entre alguns de nós, seres humanos "racionais". O que eu quero é progresso!!! Progresso esse que muitas vezes causam um impacto ambiental tão grande que muda toda uma sociedade como é o caso dos ataques de tubarões em Recife - PE. 
O progresso chegou naquela região, contra isso não há dúvidas, mas será que quando estavam construindo Suape pensaram na devastação ecológica que aconteceria naquele ambiente? Creio que não, mas algumas pessoas foram mordidas, caçadas e mortas por tubarões que não tinham mais onde viver depois da chegada desse progresso.


Então, fica a dica aqui. Simples mudanças de algumas de nossas ações já fazem uma grande diferença. Talvez pequena, mas mesmo assim diferença. 



  • Reduzir o tempo do banho;
  • Lavar veículos com água no balde;
  • Aproveitar água das chuvas pra molhar plantas e lavar terraços;
  • Escovar os dentes com a pia fechada;
  • Não jogar lixo no chão;
  • Se na sua cidade tem a coleta seletiva, faça a separação adequada dentro de casa;
  • Economize energia;
  • Plante uma árvore...

Vamos buscar a harmonia entre os processos naturais e humanos, já!